-
Arquitetos: Atelier-r
- Área: 870 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: Gravelli, HAY, Kaia Lighting, Lambert Fills, Němec, PREFA Aluminiumprodukt, Provas Plzeň, Schüco, Zeitraum
A reconstrução da Igreja Vermelha e um novo anexo moderno construído. A Biblioteca de Pesquisa de Olomouc tem usado a Igreja Vermelha como um depósito de livros desde 1959 e esta bela igreja luterana tem estado completamente fechada ao público durante todos esses anos. O proprietário deste edifício tombado, a Região de Olomouc, decidiu construir um novo edifício para a biblioteca para atender às necessidades de armazenamento e assim liberar a Igreja Vermelha para fins culturais, como concertos menores, leituras públicas, palestras ou exposições de arte. Além disso, a Igreja Vermelha destina-se a ser um centro de informação para a Biblioteca de Pesquisa e para a Região de Olomouc.
Combinar a reconstrução geral do edifício histórico com as novas funções culturais e sociais foi o principal objetivo e foco do projeto. O edifício estava em condições muito ruins. Primeiro, foi necessário fortalecer as fundações, consertar a alvenaria danificada e com sinais de carbonatação, reparar a argamassa e o reboco, arrumar e preencher as lacunas no revestimento da fachada. Os pisos foram completamente reformulados, incluindo as camadas até a base do terreno. A reconstrução do telhado foi uma das ações mais críticas. As treliças foram severamente danificadas pela chuva e poderiam ter desabado a qualquer momento. O escritório de arquitetura decidiu fazer uma reforma completa com o máximo esforço para manter os elementos originais. O novo telhado foi feito de quadrados de cobre que copiam o mesmo formato e disposição do telhado original. Infelizmente, os elementos decorativos autênticos não resistiram ao teste do tempo, então o escritório trabalhou em conjunto com o renomado escultor de Olomouc, Jan Dostal, que criou artefatos contemporâneos para serem colocados no lugar.
Era necessário espaço adicional para operação e instalações para a nova funcionalidade do edifício, mas isso não cabia no corpo principal da igreja. Para evitar mudanças significativas na construção do edifício patrimonial existente, os arquitetos decidiram adicionar uma nova massa que serviria para fins operacionais. O novo edifício é colocado bem entre a igreja e o diretório da biblioteca, ligando os dois juntos. Há um hall de entrada comum com uma recepção e um café. A nova construção respeita a linha da Rua Bezrucova e mantém uma distância suficiente dos edifícios existentes. A massa cristalina do anexo responde à forma neogótica da igreja; ela deriva de sua forma geométrica, volume e disposição. O plano do piso é um recorte da parte do plano do piso da igreja, apenas deslocado para fora da plataforma original. As paredes e o telhado são feitos de alumínio fosco preto. O espaço público ao redor da igreja é outra adição interessante ao projeto. Onde antes havia uma cerca, agora há uma praça com assentos e vegetação adequada.
Design de interiores. O Atelier-r projetou o conceito e a filosofia dos espaços interiores e pediu colaboração com o Estúdio Denisa Strmiskova, que está por trás dos elementos detalhados de design de interiores, como a escolha de iluminação ou móveis prontos e personalizados. Tanto o Atelier-r quanto o Estúdio Denisa Strmiskova colaboraram de perto na escolha dos materiais e superfícies. A recepção e o café ocupam o espaço principal no anexo moderno. É feito de concreto rosa pastel. A cor rosa também combina com outras superfícies em todo o espaço, como pisos, móveis ou paredes. Uma parede de livros de destaque domina o interior. É uma parede alta preenchida com livros antigos que são iluminados à noite. Há um lustre de vidro colorido Lambert & Fils pendurado na frente da parede. Os elegantes e minimalistas elementos de vidro flutuam no ar, suspensos em cordas de nylon acima das cabeças dos visitantes. Se você olhar para eles de ângulos específicos, eles refletem as casas na rua ou a igreja. As luzes são o elemento de conexão definidor na sala.
Sentado em uma variedade de cadeiras confortáveis, você desfrutará da atmosfera meditativa do espaço. As cadeiras de madeira Zeitraum são feitas de madeira de nogueira, e estão tanto no interior da igreja quanto no café do anexo. As cadeiras de plástico Hay são um design refrescante dos irmãos Bouroullec. Também há poltronas minimalistas para descansar. As mesas de café foram feitas sob medida. O material e os detalhes das mesas foram inspirados nos elementos tradicionais da igreja. Luminárias de chão da Kaia nos lembram de um flambeau moderno. Eles são colocados tanto na igreja quanto no café para criar uma atmosfera agradável. O estúdio gráfico KOSATKO colaborou no projeto, projetando uma nova identidade visual e o logotipo da Biblioteca de Pesquisa de Olomouc.